segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Folha do Louro

Assistindo ontem um Programa que fala sobre assuntos esotéricos diversos,  gostaria apenas de fazer uma observação como estudiosa das ervas em sua utilização Fitoterápica e Litúrgica:

- As Folhas de Louro não são utilizadas para Banhos de Saúde. (seu óleo e chá sim possuem propriedades medicinais).
- Com relação a Banhos , o Louro é utilizado para banhos e defumações de prosperidade e fortuna até pelo seu simbolismo.
- Banhos de Saúde são muito específicos, depende do problema de cada um e as vezes não se aplica um banho mas um tratamento aliado a medicina.

Desta forma gostaria de expor alguma coisa sobre o Louro:



O loureiro ou louro (Laurus nobilis) é uma árvore do gênero Laurus da família botânica das Lauraceae.
É uma espécie originária do Mediterrâneo. Varia entre 5 e 10 m, mas pode atingir até 20 m de altura. Suas folhas são vistosas, coriáceas e com odor muito característico, por isso são muito usadas na culinária.
Na Grécia Antiga as coroas confeccionadas com ramos de louro eram o símbolo da vitória para os atletas e heróis nacionais e também era consagrada á Apolo. Esse costume também foi herdado na Roma na época dos Césares.
Por isso o termo laureado deriva justamente do gênero Laurus.
A medicina popular indica o chá das suas folhas em caso de problemas com a digestão.
Existem duas espécies semelhantes e do mesmo gênero endêmicas dos arquipélagos dos Açores (L. azorica), Madeira e Canárias (L. novo canariensis). Na ilha da Madeira, o óleo obtido da baga do loureiro endêmico é conhecido por possuir propriedades anti-inflamatórias, sendo utilizado localmente comoremédio caseiro para diversas maleitas, podendo cada litro atingir preços de mercado elevadíssimos.

Nenhum comentário: